“Yargi” é a mais recente prova que os turcos viraram os mais importantes produtores de telenovelas. No ano passado, “Yargi: Segredos de Familia” faturou o premio Emmy Internacional em Nova York, competindo com 56 produções de 20 países (inclusive o Brasil).
A palavra “Yargi” quer dizer “julgamento” em turco. Os personagens centrais são um promotor de justiça, Isaque (Kaan Urgancioğlu) e uma advogada, Celina (Pinar Deniz). (Os nomes dos personagens foram “latinizados” para facilitar para os espectadores brasileiros). Isaque, filho de um delegado, é certinho, cumpridor obsessivo das leis. Já Celina é meio trambiqueira, usa truques e malandragens.
Um crime é cometido colocando Celina e Isaque numa complexa trama de interesses (os tais “segredos de família”). O que a roteirista Sema Ergenekon consegue é esticar essa trama pelas dezenas de capítulos de uma novela. E não pode faltar a tensão romântica/sexual entre os protagonistas.
O Brasil já foi a grande escola mundial de novelas. Os turcos são os novos mestres. “Yargi: Segredos de Familia” está em cartaz no Max.
Corrigido, Leandro, obrigado.
‘rica em possibilidades’, Oeste. Qual seria o referente plural?