A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou hoje em suas redes sociais o pôster promocional da edição do Oscar 2025. E o destaque no material é Conan O’Brien, comediante, escritor e apresentador de televisão norte-americano que estará à frente da cerimônia de premiação. O pôster mostra parte do rosto de O’Brien — o suficiente para todos reconhecerem-no — com os cabelos dourados, forjando a famosa estatueta do Oscar. Conhecido por seu humor afiado e estilo irreverente, O’Brien assume pela primeira vez a função de host (ou anfitrião) de um dos mais celebrados eventos do ano, considerado a maior festa do cinema mundial.
Conan Christopher O’Brien iniciou sua carreira como roteirista do programa de animação televisivo The Simpsons e do Saturday Night Live, o mais popular humorístico da TV norte-americana. Em 1993, ele assumiu a apresentação do Late Night with Conan O’Brien, em que permaneceu até 2009. Em seguida, apresentou o The Tonight Show por um breve período e, posteriormente, assumiu o Conan, na TBS, de 2010 a 2021. Além de seu trabalho na televisão, O’Brien é conhecido por seu podcast Conan O’Brien Needs a Friend e por sua participação em diversos projetos de comédia.
De acordo com a audiência, um apresentador com estilo diferente
Quem acompanha a entrega do Oscar já percebeu que existe uma constante substituição das personalidades que fazem o papel de anfitrião da festa. De acordo com a Academia, diversos fatores contribuem para essa alteração: as preferências do público em relação ao estilo de humor e apresentação, além da busca por inovação e originalidade, são motivos de preocupação, mas o maior foco dos organizadores da cerimônia é a audiência. Não por acaso, as substituições mais recorrentes se deram nos últimos 20 anos, com o surgimento de novas plataformas para a difusão de informações e imagens. A audiência televisiva, antes prioritária, perdeu grande espaço para a internet, dominada por jovens. Portanto, a Academia tem se mantido sempre atenta ao imenso público diversificado que acompanha tudo por meio das redes. E é esse público que determina quem são as celebridades do momento.
É bem verdade que existem outros problemas associados à alteração dos apresentadores do Oscar. Pode parecer estranho, mas muitos artistas são convidados a participar do Oscar, só que nem todos aceitam. O comediante Jerry Seinfeld (1998), o ator Eddie Murphy (2012) e a apresentadora de televisão Oprah Winfrey (1999) são alguns que declinaram do convite da Academia. Há situações, ainda, em que uma celebridade é descartada por não agradar o público ou em função de alguma polêmica.
+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste
É o que ocorreu em 2022, quando Chris Rock foi chamado para ser o anfitrião. O ator cômico, famoso por suas piadas muitas vezes indigestas, mal-educadas até, fez uma piada sobre Jada Pinket-Smith que não agradou o marido dela, o ator Will Smith. Este subiu ao palco e, sem pestanejar, deu um tapa na cara de Chris Rock. Tudo ao vivo! A Academia estava diante de um dilema: Will Smith era culpado por ser o agressor ou Chris Rock exagerou na piada? Na dúvida, ambos foram penalizados. Will Smith foi afastado da Academia, e Chris Rock não foi mais chamado para ser apresentador.