publicidade
Cultura

TRF-2 condena produtora a devolver R$ 812 mil captados pela Lei Rouanet

Empresa não comprovou a digitalização e a oferta gratuita do acervo do histórico jornal 'O Pasquim'

jornal o pasquim
Charge de Ziraldo em 'O Pasquim' de 14 de janeiro de 1971 | Foto: Acervo da Imprensa de Resistência/ Instituto Vladimir Herzog

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) condenou uma produtora cultural a devolver R$ 812 mil aos cofres públicos. De acordo com informações do jornal O Globo, a captação do montante ocorreu por meio da Lei Rouanet.

+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste

Receba nossas atualizações

O dinheiro deveria financiar a digitalização do jornal “O Pasquim”. A publicação circulou entre os anos de 1969 e 1991. O periódico ficou conhecido nacionalmente como um dos maiores símbolos de oposição à ditadura militar. Grandes nomes como Ziraldo, Jaguar, Paulo Francis e Millôr Fernandes integraram a redação.

Falha na prestação de contas da produtora

A decisão judicial rejeitou o recurso apresentado pela empresa Fratelli Empreendimentos e Participações. O Ministério da Cultura havia aprovado o projeto no passado. A iniciativa contou também com o patrocínio da estatal Petrobras.

Os problemas começaram na fase de prestação de contas, em 2017. A administração pública concluiu que a produtora falhou em seu objetivo principal. A firma não disponibilizou o acervo completo na internet de forma gratuita.

jornal pasquim produtora lei rouanet
Capa de uma das edições do jornal ‘Pasquim’ | Foto: Reprodução

A produtora recorreu à Justiça Federal em 2020. No entanto, os magistrados mantiveram a punição integral. Uma perícia técnica realizada por determinação judicial constatou a falta de documentos essenciais.

A empresa não apresentou:

  • Registros de domínio do site planejado;
  • Demonstrativos técnicos de funcionamento da plataforma;
  • Protocolos de entrega do material a instituições culturais;
  • Evidências de acesso público ao acervo digitalizado.

O tribunal considerou inviável aceitar uma justificativa de cumprimento parcial das metas. O relator do caso detalhou a gravidade da falta de comprovação técnica do serviço contratado.

Leia mais: “John Travolta estreia como diretor

“O conjunto probatório demonstra, de forma consistente, o inadimplemento do objeto principal do projeto cultural”, destacou o desembargador Ricardo Perlingeiro em seu voto.

Acervo oficial está na Biblioteca Nacional

Apesar do impasse com a produtora, o público já consegue acessar livremente as 1.072 edições de “O Pasquim”. Os arquivos digitais oficiais estão salvos na página da Biblioteca Nacional.

Leia mais: “Show reúne cantores do Mr. Big, Judas Priest e Journey

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.