Conhecido por evitar banhos, o personagem Cascão, da Turma da Mônica, surpreendeu ao entrar na água para auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A homenagem da Mauricio de Sousa Produções foi destacada nas redes sociais da Turma da Mônica.
Em 1983, Cascão entrou na água pela mesma razão: ajudar os desabrigados daquela região do país. A publicação no perfil oficial apresentou uma imagem antiga, em preto e branco, junto de uma ilustração atual, colorida, que mostra o personagem em ação.
+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste
Nos comentários da postagem, diversos seguidores ressaltaram a importância dos quadrinhos de Maurício de Sousa na cultura brasileira. Uma usuária destacou: “Maurício de Souza é o cartunista mais importante do nosso país. Passando de gerações, tratando aspectos sociais há décadas”.
Outra seguidora compartilhou: “Sou gaúcha, me alfabetizei lendo Turma da Mônica, e vocês me fizeram chorar agora! Minha terra sofre! Obrigada, Maurício de Souza, por fazer tanto com os quadrinhos”.
A ação mostra a relevância dos personagens de Maurício de Sousa não apenas como fonte de entretenimento, mas também como veículos para abordar questões sociais e inspirar a solidariedade.
Em um gesto simbólico, o personagem se une à luta contra as consequências das enchentes. Ele transmite uma mensagem de empatia e coragem através das páginas dos quadrinhos.
Contexto da homenagem do Cascão em 1983
Em 1983, cerca de 90 municípios catarinenses foram atingidos por uma enchente no Vale do Itajaí. As cidades ilhadas deixaram quase 200 mil pessoas desabrigadas. De acordo com informações da Defesa Civil, os locais mais atingidos foram os municípios de Blumenau, Itajaí e Rio do Sul.
Na ocasião, casas foram arrastadas, pessoas se abrigaram em sótãos e a população sofreu com a falta de comida, água, energia e telefone. O Rio Itajaí-Açu chegou a marca de 15 metros de altura.
Leia mais: “Guilherme Fiuza lança novo livro no Rio de Janeiro nesta quarta-feira”
Muito obrigado, Maurício, o Brasil agradece!
Não há palavras para descrever esta atitude!! PARABÉNS!
Para quem acompanhou o dia-a-dia do Cascão, a ideia é simplesmente genial.
Linda homenagem aos heróis anônimos que estão ajudando a salvar vidas