Ubatuba, no litoral de São Paulo, e as praias do Nordeste estão entre as preferidas dos paulistanos. É o que mostra uma pesquisa do Datafolha, divulgada nesta quarta-feira, 29.
Neste ano, três praias ficaram tecnicamente empatadas dentro da margem de erro da pesquisa: Ubatuba (6%), Fernando de Noronha (5%) e Maragogi (5%).
+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste
Além disso, a pesquisa também perguntou sobre a praia preferida do Nordeste, resultando em um empate quádruplo entre Maragogi (7%), Porto de Galinhas, Jericoacoara e Maceió, todas com 6%.
Preferências no Nordeste
A porção leste do litoral nordestino, onde estão três das quatro favoritas, é cercada por grandes recifes de corais. Na maré baixa, esses recifes formam piscinas naturais de águas cristalinas, atraindo muitos paulistanos. Em Maragogi e Porto de Galinhas, o fenômeno das piscinas naturais é um dos principais atrativos.
Em Maceió, na praia de Ponta Verde, os banhistas podem caminhar cerca de 500 metros mar adentro pelo Caminho de Moisés, um banco de areia que remete à passagem bíblica em que Moisés abriu caminho no mar. Mais ao norte, em Maragogi, as opções de piscinas naturais incluem as galés, taocas, Barra Grande e Lagoa Azul, todas com águas cristalinas.
Características das praias nordestinas
Em Porto de Galinhas, o ambiente é semelhante — mas com a vantagem de estar a apenas uma hora do Aeroporto de Recife. Já na porção norte da costa nordestina, em Jericoacoara, o destaque não são os recifes, mas os fortes ventos alísios que formam as dunas do Parque Nacional.
Para os menos radicais, Jericoacoara oferece atrações mais tranquilas, onde a calmaria e a contemplação são os principais atrativos. É possível começar o dia visitando a Pedra Furada, principal cartão-postal da vila, fazendo uma trilha pelo morro do Serrote.
Atrações em Jericoacoara
Para quem sente falta das piscinas naturais, a dica é passar algumas noites na lagoa do Paraíso, de água doce, em Jijoca, cidade que dá acesso a Jericoacoara.
Finalmente, a 600 km do continente, Fernando de Noronha oferece uma abundância de vida marinha indescritível. Visitar a ilha é como entrar em outra dimensão, onde a natureza parece intocada.
Mesmo nas praias de mais fácil acesso em Fernando de Noronha, é possível observar peixes, arraias e tartarugas vivendo como se os humanos nunca tivessem chegado ali.