Em 2001, o ator e cineasta Ben Stiller foi convidado a fazer um vídeo curto de apresentação do VH1 Fashion Awards. Inventou a personagem de Zoolander, um modelo masculino já em baixa na carreira, com um ego muito maior que a inteligência. Stiller gostou da ideia e desenvolveu o roteiro para um longa-metragem.
Zoolander, o filme, mexe com o exótico universo fashion, que se leva muito a sério. Os rituais, as poses, as roupas que ninguém “normal” usaria, as maquiagens assustadoras, a mistura de passarela com causas humanistas – Stiller não perdoa nada. E o longa virou um clássico instantâneo. Ainda mistura um absurdo complô envolvendo o primeiro-ministro da Malasia (que não gostou da piada e proibiu o filme no país).
O personagem de Zoolander (Stiller) vive uma rivalidade com outro grande modelo, o “alternativo” Hansel (Owen Wilson, muito inspirado) e enfrenta um vilão na figura do malvado estilista Mugatu (Will Ferrell). O elenco, farto e variado, inclui Milla Jovovich, Jerry Stiller (pai de Ben), David Duchovny, Jon Voight, Christian Slater, Cuba Gooding Jr, Victoria Beckham, Alexander Skarsgard, Natalie Portman, Lenny Kravitz, David Bowie e – acredite se quiser – Donald Trump.
Zoolander foi prejudicado na época porque seu lançamento coincidiu com o atentado do 11 de setembro. Sua continuação, Zoolander 2, foi um fracasso total. Mas o original virou cult. Hoje é impossível ver um desfile de moda sem lembrar da pose Blue Steel de Zoolander. (Disponível pelo Netflix).