publicidade
Curiosidades

Quentin Tarantino elege filme de Ridley Scott como o melhor do século

O cineasta vencedor do Oscar divulgou seu top 10 em podcast, colocando Falcão Negro em Perigo em primeiro lugar

Quentin Tarantino elege filme de Ridley Scott como o melhor do século
Quentin Tarantino elegeu Falcão Negro em Perigo, dirigido por Ridley Scott, como a melhor produção cinematográfica do século 21 | Foto: Reprodução

O cineasta Quentin Tarantino, vencedor do Oscar, elegeu Black Hawk Down (no Brasil, Falcão Negro em Perigo), de Ridley Scott, como o melhor filme do século 21 até o momento. Tarantino afirmou que o feito de direção de Scott “é extraordinário”. O cineasta divulgou seu top 10 em entrevista ao podcast The Bret Easton Ellis, conforme noticiado pelo World of Reel.

A lista traz a animação Toy Story 3 em segundo lugar. Enquanto isso, o drama Encontros e Desencontros fica em terceiro.

Receba nossas atualizações

O top 10 de Quentin Tarantino

A lista do cineasta é composta pelos seguintes filmes:

  1. Falcão Negro em Perigo (Ridley Scott);
  2. Toy Story 3 (Lee Unkrich);
  3. Encontros e Desencontros (Sofia Coppola);
  4. Dunkirk (Christopher Nolan);
  5. Sangue Negro (Paul Thomas Anderson);
  6. Zodíaco (David Fincher);
  7. Incontrolável (Tony Scott);
  8. Mad Max: Estrada da Fúria (George Miller);
  9. Todo mundo quase morto (Edgar Wright); e
  10. Meia-Noite em Paris (Woody Allen).

As escolhas e as mudanças de opinião

Quentin Tarantino explicou por que escolheu Falcão Negro em Perigo como seu favorito. “Gostei quando o vi pela primeira vez, mas, na verdade, acho que ele era tão intenso que parou de funcionar para mim”, afirmou o diretor.

+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste

“Desde então, eu o vi algumas vezes, e acho que é uma obra-prima”, acrescentou. “Acredito que este é o único filme que realmente atinge um senso de propósito e efeito visual no estilo de Apocalypse Now. E eu acho que ele consegue. Ele mantém a intensidade por duas horas e 45 minutos. Assisti novamente há pouco tempo e meu coração disparou durante toda a duração do filme.”

O cineasta classificou o segundo colocado, Toy Story 3, como um “filme quase perfeito”. “Aqueles últimos cinco minutos arrancaram meu coração”, disse o diretor.

A redenção de Dunkirk

Uma das revelações surpreendentes de Tarantino foi que, inicialmente, ele não gostou de Dunkirk, de Christopher Nolan. O filme de guerra agora ocupa a quarta posição na lista de favoritos neste primeiro quarto do século 21.

“O que eu amo no filme agora é que sinto que há uma verdadeira maestria, e eu comecei a apreciá-lo assistindo de novo e de novo e de novo”, explicou o cineasta. “Na primeira vez, não é que ele me deixou indiferente — ele foi tão chocante que eu nem sabia o que tinha visto, era quase demais.”

Tarantino disse que na segunda e terceira vezes, seu cérebro conseguiu absorver melhor a obra, e depois o filme o surpreendeu de forma positiva.

Outros favoritos de Quentin Tarantino e polêmicas

Tarantino já havia divulgado a lista de seus favoritos do 11º ao 20º lugar. Entre eles estão West Side Story (20º), Cabin Fever (19º), Moneyball (18º), The Devil’s Rejects (16º), The Passion of the Christ (15º), Escola de Rock (14º), Jackass: The Movie (13º) e Battle Royale (11º).

Ao falar de Battle Royale, Tarantino criou polêmica ao apontar semelhanças com a franquia Jogos Vorazes. “Não entendo como o escritor japonês não processou Suzanne Collins por tudo o que ela possui”, disse o cineasta. “Eles simplesmente copiaram o livro!”

O diretor disse que críticos de cinema que viram a adaptação de Battle Royale perceberam a similaridade, enquanto críticos de livros não notaram a semelhança.

Em 2020, Tarantino havia classificado The Social Network (A Rede Social), de David Fincher, como o melhor filme dos anos 2010.

Leia mais:

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade