Cuba atualmente vive a sua pior crise financeira em décadas por causa da ineficiência e má administração do governo. Também em decorrência de um embargo econômico dos Estados Unidos.
O embargo dos EUA já dura décadas e levou Cuba a um colapso na produção doméstica, aumento da inflação, constantes quedas de energia e escassez de combustível, carne e outras necessidades. As informações são do Estadão.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
Dessa forma, líderes comunistas de Cuba estão tendo que se adaptar às dificuldades. Agora o grupo abraça empreendedores privados que já foram difamados como capitalistas “imundos”.
Muitos cubanos estão aproveitando a flexibilização das restrições governamentais e abrindo suas próprias empresas. Contabilizaram-se 10.200 novos negócios privados abertos desde 2021. O grupo tem dinamizado a economia do país.
Dados do governo do país mostram que, no ano passado, tanto Cuba quanto seu setor privado importaram, cada um, cerca de US$ 1 bilhão — o equivalente a R$ 5 bilhões.
“Nunca o setor privado teve tanto espaço para operar em Cuba”, disse Pavel Vidal, professor em Cali, na Colômbia, que estuda economia cubana. “O governo está falido, então não tem outra escolha a não ser convidar outros atores.”
Importações em Cuba
Grande parte das importações do setor privado para Cuba veio dos Estados Unidos. Foram financiadas em remessas de dinheiro enviadas por cubanos para parentes que seguem no país.
Além disso, também houve um salto de 30% das pessoas que trabalham para empresas privadas. Esse número chega a 1,5 milhão, o que representa quase metade da força de trabalho total na ilha caribenha.
Embora o setor privado esteja crescendo dentro de Cuba, a sua contribuição para a economia do país continua modesta. Chega a 15% da produção interna bruta.
Já fui lá. Os açougues vivem às moscas, mas pasto é o que não falta.
Estranho.
Que absurdo. Os santinhos comunistas se rendendo aos “capitalistas malvadões” para que eles possam manter sua ditadura de pé.
É só acabar com esse regime nefasto comunista que Cuba volta a crescer. Cuba só tem como perspectiva econômica futura o turismo. Acabando esse regime, com o capitalismo implantado, em cinco anos Cuba se torna um país rico.
Estou tendo uma premonição que diz que esse acontecimento se transformará em um grande depósito de dinherio ilegal destinado àquela ilha, disfarçado de Investimentos legais. A grande lavanderia caribenha. Apostam?
O melhor caminho seria liberar os agricultores. Resposta em 6 meses.
Está aí a grande oportunidade desses esquerdopatas nacionais, investirem e ajudarem a ilha a se livrar do atoleiro em que se meteu. Desde que invistam com seus recursos próprio e não com dinheiro público roubado. Querem arriscar? Boa sorte. Chamem a Novonor para reformar aqueles casarões que estão caindo aos pedaços, terão muito trabalho por lá.
Já podemos exportar jornalistas canhotos globais prá lá. Vão poder puxar o saco do desgoverno a vontade
Pedsima reportagem. Culpando is EUA pelo fracasso da ditaduras cubana
Isso é verdade.
Única desculpa que encontram para explicar o fracasso dessa ideologia, o embargo americano. Ora, apenas os Estados Unidos que não podem vender seus produtos para o regime. Eles podem comprar de quem quiserem, basta ter crédito, mas como não tem, não podem comprar. Foram alimentados pelo regime da antiga URSS e depois da queda do muro, foram a míngua. Receberam depois ajuda do Chaves e como a Venezuela está pior que eles, perderam essa esmola também. Só tem uma saída, derrubar o regime e voltar a crescer com seus próprios pés.