Houve um salto de 54% em relação a março
Cerca de 91 milhões de pessoas, ou seja, 58% da população adulta do Brasil, deixaram de pagar pelo menos uma conta em abril. O levantamento é do Instituto Locomotiva e foi divulgado pelo jornal O Estado de S.Paulo neste domingo, 19.
Em relação ao mês passado, houve um salto de 54% no número de brasileiros que não conseguiram pagar todas as despesas. Em março, antes dos impactos do confinamento, eram 59 milhões as pessoas com contas atrasadas.
Segundo o presidente da Locomotiva, Renato Meirelles, “a covid-19 chegou na reta final de uma crise econômica e encontrou uma população sem poupança”.
De acordo com a pesquisa, cada brasileiro devedor deixou de pagar, em média, quatro contas, e as consideradas não essenciais estão entre as mais frequentes, como carnês ou crediários de lojas e empréstimos com instituições financeiras.
Meirelles destaca que, quanto menor a renda, maior o endividamento relacionado a contas mais simples, como água, luz, aluguel ou carnês. Nas classes A e B, os destaques ficam para o cartão de crédito e mensalidades escolares.