O Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian registrou a abertura de 343 mil novos negócios em fevereiro de 2021, o número representa uma expansão de 27,2% no comparativo com o mesmo mês no ano anterior. 80% do total é formado por Microempreendedores Individuais, modalidade em que o índice mostrou expansão de 30%. O surgimento de novas Sociedades Limitadas com dois ou mais sócios cresceu 71,7% e, de Empresas Individuais 1,7%.
Leia também: “Boletim Focus: mercado projeta alta de 4,36% do PIB em 2021”
“Abrir o próprio negócio no Brasil acabou se tornando um dos meios mais viáveis para geração de renda”, disse Luiz Rabi, economista da Serasa Experian. “Mesmo com um cenário delicado para muitas empresas do país, a estagnação negativa dos níveis de desemprego e o tempo mais curto das burocracias de abertura de empresas criam um ambiente que favorece a ideia de começar um empreendimento”.
O crescimento ocorreu nas cinco regiões do país. O destaque ficou para o Nordeste (37,1%), seguido do Sudeste (28,5%), Centro-Oeste (22,3%), Norte (21,6%) e Sul (19,6%). Entre os novos negócios de fevereiro, 67% estão ligados ao setor de serviços.