Nos próximos três meses, as vagas formais, por meio do trabalho temporário, devem crescer 20%, na comparação com o último trimestre de 2020.
De acordo com a previsão da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), entre outubro e dezembro, serão criadas 565 mil vagas temporárias — no ano passado, foram 470 mil oportunidades abertas.
A aposta da entidade está nas datas sazonais, como o Dia das Crianças (12 de outubro), Black Friday (26 de novembro) e o Natal (25 de dezembro).
Segundo a Asserttem, a maioria das vagas temporárias será impulsionada pelas indústrias (60%), por serviços (25%) e comércio (15%).
O aumento nas contratações será puxado pelo crescimento da demanda de consumo, que se amplia conforme avança a vacinação contra a covid-19 e com a flexibilização das medidas restritivas.
“Apesar da reabertura, o comércio segue cauteloso em relação às contratações. Porém, ainda há uma oportunidade de alta, visto que o setor está desabastecido de trabalhadores devido à pandemia”, afirmou o presidente da Asserttem, Marcos de Abreu.