As ações da fabricante de chips Nvidia subiram para sua máxima histórica na última segunda-feira, 8, depois que a anunciou a fabricação de chips para inteligência artificial. A companhia revelou a série GeForce RTX 40 SUPER de processadores gráficos, focados no segmento gamer.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
Isso fez com que os papeis da empresa saltassem 6,4% e fechassem o dia a U$ 522,53. A fabricante é vista como a maior fornecedora de processadores usados na computação, com base em IA. A Nvidia viu suas ações triplicarem de valor em 2023.
Investidores negociaram mais de U$ 32 bilhões em ações da empresa, no pregão da última segunda-feira, 8. O valor de mercado da empresa alcançou quase U$ 1,3 trilhão.
A Nvidia é uma das empresas mais valiosas do mundo
A companhia já havia se transformado em uma das empresas mais valiosas do mundo no começo de 2023. Ela se tornou a quinta empresa atualmente nos Estados Unidos a alcançar o patamar de U$ 1 trilhão.
Leia mais: “Fabricante de chips Nvidia bate a marca de US$ 1 trilhão em valor de mercado”
A Nvidia superou o valor de gigantes de tecnologia, como a Meta (dona do Facebook, Instagram e Whatsapp), avaliada em cerca de U$ 670 bilhões. Com isso, ela se juntou ao clube exclusivo do “trilhão”, ao lado de empresas como Alphabet (a dona do Google), Apple e Microsoft.
Leia também: “Nvidia desenvolve novos chips para a China; empresa teme restrição dos EUA”
Em uma apresentação de pouco mais de duas horas, transmitida em Taiwan, o CEO da Nvidia, Jensen Huang, falou sobre os lançamentos que transformaram a companhia no centro das atenções de investidores. “Chegamos ao ponto de inflexão de uma nova era da computação”, disse.
Leia também: “‘O mundo é digital, interativo e imersivo’”, reportagem de Bruno Meyer na Edição 170 da Revista Oeste