A Advent International, um dos maiores fundos globais de private equity*, anunciou a compra de 25% do Grupo Tigre, multinacional de capital brasileiro dedicada a soluções para construção civil, como tubos e conexões. O negócio foi firmado em R$ 1,35 bilhão.
“A escolha foi muito cuidadosa”, salientou Felipe Hansen, presidente do Conselho de Administração do Grupo Tigre. “Seu histórico de investimentos e a experiência em diversos setores fazem da Advent um parceiro ideal, tanto no Brasil quanto nos demais países onde estamos presentes.”
O fundo de private equity poderá indicar dois membros para o conselho de administração da Tigre, que passará de cinco para sete integrantes. Um dos nomes indicados é Patrice Etlin, sócio-gerente da Advent. A segunda indicação ainda será definida.
“A Tigre é uma empresa líder e referência em seu setor, um fenômeno mundial de construção de marca”, afirmou Etlin. “A companhia tem história de crescimento e inovação sólida, organizada, com governança, gestão profissional e plano de negócios claro e ambicioso para os próximos anos.”
O aporte da Advent ocorre cinco meses depois de o Grupo Tigre obter da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) o registro de companhia de capital aberto na categoria B, que habilita para emissão de debêntures (título de dívida emitido por empresas que oferecem direito de crédito ao investidor).
*Fundos de private equity são aqueles que investem em empresas não listadas na bolsa. Esses fundos participam ativamente da gestão das empresas, a fim de desenvolvê-las.
Leia também: “Sony compra empresa de videogames por US$ 3,5 bilhões”
Ué, mas o Brasil não está passando vexame internacional??