A primeira rota está prevista para o dia 7 do próximo mês
Após a suspensão de diversas rotas devido ao impacto da pandemia do novo coronavírus, 17 companhias aéreas anunciaram previsão de retomada dos voos internacionais partindo de São Paulo a partir de maio, segundo a Secretaria de Turismo do Estado. Essas empresas são responsáveis por 22 rotas para a América do Norte, Central e do Sul, além de Europa, Oriente Médio e África.
As europeias Alitalia, British Airways, Lufthansa, Air France, KLM e TAP anunciaram o retorno para maio; a Air Europa, que liga a capital paulista a Madri, retornará em junho.
As americanas United Airlines e American Airlines programaram a reabertura para o início de junho, com exceção da rota São Paulo-Miami, prevista para 7 de maio e São Paulo-Los Angeles, apenas para 25 de outubro, de acordo com o portal de turismo Panrotas.
Além disso, entre as companhias nacionais, a Azul manteve as rotas para Orlando e Lisboa uma vez por semana e tem previsão para oferecer o trecho Campinas-Bariloche, na Argentina, a partir de 30 de junho, quando inicia a temporada de inverno. A previsão da Gol é retornar em 31 de maio e a Latam informou que deve oferecer as rotas internacionais novamente a partir de maio, começando pelo trecho São Paulo-Miami.