A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira, 31, um novo patamar de bandeira tarifária para as contas de luz de todo o país. A “bandeira tarifária escassez hídrica”, como é chamada, deve entrar em vigor amanhã, quarta-feira, 1º de setembro. Serão adicionados R$ 14,20 às faturas para cada 100 quilowatts-hora consumidos.
De acordo com a agência, a previsão é que a tarifa permaneça em vigor até 30 de abril de 2022. A nova bandeira representa alta de 49,63% em relação à bandeira vermelha patamar 2, que até agora era a mais alta do sistema e estava em vigor nos últimos meses.
A Aneel e o governo federal informam ainda que a bandeira “escassez hídrica” provocará aumento de 6,78% na tarifa média da conta de luz dos consumidores regulados, os atendidos pelas distribuidoras.
O sistema de bandeiras tarifárias é uma cobrança adicional que sinaliza e repassa ao consumidor o custo da produção de energia.
Leia também: “Auxílio Brasil: o novo Bolsa Família”, artigo de Ubiratan Jorge Iorio publicado na Edição 74 da Revista Oeste
Está impossível viver no Brasil. Era isso que a máfia queria, quando decretaram o locdown… Sabiam que o país ainda estava saindo da crise que a maluca irresponsável nos deixou e foram adiante com o projeto de destruição para retira Bolsonaro do poder. Terão que combinar com o povo.
exataaaamente
Olá, boa noite. Uma questão: acredito que o que se pretendeu informar é que o aumento anunciado entrará em vigor na quarta-feira dia 01 de setembro, e não de agosto, como digitado.
Correto, Phablo. É 1º de setembro, sim. Obrigado pela mensagem.