A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realiza nesta sexta-feira, 30, na B3, em São Paulo, um dos maiores leilões de sua história, com previsão de investimento de R$ 15,7 bilhões. Ao todo, o megaleilão inclui 33 empreendimentos em nove lotes.
Com prazo de conclusão das obras de 36 a 66 meses, os empreendimentos estão nos Estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe. A Aneel estima a criação de 29,3 mil novos postos de trabalho.
Os empreendimentos cedidos à iniciativa privada por meio do leilão incluem a construção e a manutenção de 6.184 quilômetros de linhas de transmissão de energia elétrica, os chamados linhões.
Os menores lotes, que abrem o leilão, são os relativos aos Estados de Pernambuco e São Paulo. O maior lote, o 2, se refere aos Estados de Bahia e Minas Gerais, e 1.164 quilômetros de extensão, com investimentos previstos de R$ 4,3 bilhões.
Analistas acreditam que todos os lotes do megaleilão serão arrematados, embora, pelo volume de investimentos, dificilmente algum grupo vai levar mais de um lote. Além disso, são esperados grandes grupos econômicos, justamente pelo montante a ser investido.
Veja os lotes que estão no leilão da Aneel nesta sexta-feira
- Lote 1 – BA e MG
- Lote 2 – BA e MG
- Lote 3 – MG
- Lote 4 – MG
- Lote 5 – BA, MG e ES
- Lote 6 – SE e BA
- Lote 7 – MG e RJ
- Lote 8 – PE
- Lote 9 – SP
Para este ano, outros dois leilões de linhas de transmissão estão previstos. E, para 2024, a Aneel planeja mais um certame.
oui.
Quanto mais estiver nas mão de empresas privadas , mehor.