A Avion Express Brasil, subsidiária integral da Avion Express e parte do Avia Solutions Group, é a mais nova companhia aérea de passageiros no Brasil.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
A empresa recebeu o Certificado de Operador Aéreo (COA), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), relata a Folha de S.Paulo. Com isso, ela se tornou a primeira operadora no país especializada no modelo Aircraft, Crew, Maintenance, and Insurance (ACMI ), o que reforça o papel da Avion Express como líder global nesse tipo de serviço.
A Avion Express Brasil tem planos de iniciar suas atividades comerciais ainda no primeiro trimestre de 2025, com a expectativa de operar até dez aeronaves da família Airbus A320 até o final do ano. A empresa visa a expandir sua frota para 25 aviões até 2027/2028, para responder à crescente demanda por capacidade na América Latina.
Darius Kajokas, CEO da Avion Express, diz que a chegada da companhia ao Brasil é um passo estratégico e natural. Ele acrescenta, segundo a Folha, que as soluções ACMI serão fundamentais para auxiliar as companhias aéreas brasileiras na adaptação às variações cíclicas da demanda.
Modelo de negócio da Avion Express
O modelo de negócios ACMI oferece uma alternativa eficiente para as companhias aéreas gerenciarem os desafios operacionais e as flutuações sazonais da demanda. A flexibilidade desse modelo se torna essencial durante os períodos de alta demanda.
Esteban Jauregui Lorda, CEO da Avion Express Brasil, explica que essas soluções permitem que as companhias aéreas ajustem suas frotas conforme as necessidades do mercado, com a possibilidade de adicionar ou remover aeronaves quando necessário.
Leia mais: “Embraer registra recorde histórico em receita”
A Avion Express tem como especialidade operações ACMI com aeronaves narrow-body. A companhia já opera uma frota de mais de 50 aeronaves da família Airbus A320. Presta serviços para grandes companhias aéreas internacionais, como Eurowings, Flybondi e Transavia.