O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse nesta quinta-feira, 7, que a instituição está ampliando as discussões e avançando no tema das moedas digitais, porém, com cuidado para que o processo não seja disruptivo para os bancos.
“Temos avançado, temos muitas coisas a resolver para assegurar que as moedas digitais não sejam disruptivas para os balanços das instituições”, afirmou o executivo em uma conferência virtual promovida pelo Banco de Compensações Internacionais, para tratar da regulação das big techs.
Durante o evento, o presidente do BC destacou ainda que no Brasil, o open finance — sistema que permite aos clientes escolherem com quais instituições vão compartilhar os dados cadastrais — será “muito inclusivo”, com produtos diferentes sendo colocados na plataforma, incluindo planos de saúde.
Leia mais: “‘Open banking’ permitirá maior competitividade entre bancos, projeta BC”
De acordo com Campos Neto, a mensagem final, no front da inovação e tecnologia, é que o BC quer garantir que não haja produção de dados que se desenvolvam de tal forma que, no futuro, o sistema financeiro fique sem competitividade.
‘Autoridades monetárias não devem interromper inovação’, diz BC da França
O presidente do BC da França, François Villeroy, afirmou no mesmo evento que “não há contradição entre regulação e inovação” de criptomoedas.
Villeroy disse ainda que um mercado desregulado de criptomoedas “pode gerar instabilidade” e afetar a proteção ao consumidor. De acordo com ele, as autoridades monetárias precisam ser “claras sobre o nosso papel como reguladores” e, ao mesmo tempo, não interromper a inovação.
Leia também: “Banco Mundial eleva expectativa de crescimento do Brasil para 5,3%”
Moedas Digitais é evolução, Criptomoedas é picaretagem, travestida de modernidade. O País que aceitar o uso de criptomoedas, pode fechar o seu Banco Central. A ideia central da existência de criptomoedas é a sua não regulação por Governos. Simplifiquei mas a base é esta, não regulação.
Todas as atividades ilícitas como trafico de drogas, armas o submundo, adoram criptomoedas. Por que será.
moedas digitais e moedas reais são picaretagem!