Inflação e taxa de juros devem permanecer baixas, de acordo com relatório da economista-chefe do Banco Inter, Rafaela Vitória
O Banco Inter divulgou um relatório com as suas estimativas para a economia em 2020. A fintech afirma que a crise gerada pelo coronavírus levou a que todos números, dados e análises fossem revistos para tentar mensurar o impacto na pandemia em todo o mundo.
De acordo com a economista-chefe do Banco Inter, Rafaela Vitória, o PIB deve recuar 1,7% em 2020. A taxa Selic e a inflação vão permanecer baixas, em 3,75% e 3,2% respectivamente. O banco espera que a atividade econômica comece a se normalizar a partir do segundo semestre e deverá durar cerca de um ano, algo similar ao que aconteceu na crise de 2008/9.
“A política fiscal que volta a ser expansionista com novas propostas de gastos, principalmente no auxílio à manutenção dos empregos e pequenas e médias empresas, evitando fechamentos permanentes, poderá levar a um padrão de recuperação econômica semelhante ao de 2009”, de acordo com o relatório do Inter.
Os destaques negativos no anos são a queda de 20% do varejo e de 15% na atividade industrial no segundo trimestre do ano. As exportações caíram 8% em janeiro e fevereiro comparando com o mesmo período de 2019.