As empresas que reduzirem emissões de gases poluentes ou aumentarem iniciativas sociais, mostrando a expansão de seu desempenho ambiental, social e de governança (ASG), terão juros reduzidos nos financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Segundo o banco, o programa vai conceder financiamentos com destinação livre, sem relação com projetos de investimento, a empresas que se comprometerem a melhorar os indicadores de sustentabilidade. “Aquelas que cumprirem as contrapartidas e atingirem as metas estipuladas pelo programa terão redução na taxa de juros”, informou o banco em nota.
Crédito ASG
O programa BNDES Crédito ASG é focado em empresas da cadeia de madeira voltada para reflorestamento, fabricantes de equipamentos para a cadeia de energia renovável e de eficiência energética, mineração e siderurgia.
Iniciativa social
Do lado social, o setor escolhido foi o de provedores de internet de pequeno porte, que são vinculados diretamente à agenda ambiental, social e de governança. O aumento da oferta de conectividade é uma das metas do Plano Trienal 2020/2022 da instituição. A expectativa do banco é que, posteriormente, o programa seja estendido para outros setores.
Valores
O programa tem orçamento de R$ 1 bilhão, o que permitirá conceder empréstimos de até R$ 150 milhões por grupo econômico. As empresas interessadas devem dar entrada em seus pedidos diretamente no BNDES até 31 de dezembro de 2023. O prazo total de pagamento será de até 96 meses, incluída a carência de até 24 meses.
Com informações da Agência Brasil
Leia também: “BNDES suspende linha de crédito para o agro”