“A função do banco é, sim, gerar muito lucro para nossa sociedade”, afirmou o presidente da instituição, Gustavo Montezano
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) conseguiu obter R$ 8,1 bilhões com a venda de um bloco de ações da mineradora Vale a R$ 60,26, cada uma. É o que informou na terça-feira 4 o presidente da instituição, Gustavo Montezano. De acordo com ele, é a maior transação block trade (venda de uma grande quantidade de ações) da América Latina. “Mais importante do que as cifras desse marco histórico é ter o BNDES se reposicionando. E voltando suas energias para o desenvolvimento social e ambiental de nosso país”, escreveu Montezano no Linkedin.
Leia também: “‘Vamos investir em pesquisa ferroviária’, garante Tarcísio de Freitas”
Dessa forma, a direção do banco aproveitou o bom desempenho das ações da Vale. No acumulado de 2020, os papéis da mineradora registraram alta em torno de 13%, na contramão do que estimou o Ibovespa. Além disso, as ações da empresa tendem a manter o bom desempenho mesmo enquanto perdura a pandemia de coronavírus porque investidores chineses, os maiores clientes da mineradora, deverão sustentar as cotações pelos próximos meses. “A função do BNDES é, sim, gerar muito lucro para nossa sociedade”, garantiu o presidente da instituição na rede social.
Quanto a operação, excelente.
No entanto o que preocupa são os chineses bastante hostis em nosso mercado.