O principal índice das ações na Bolsa de Valores de São Paulo subiu mais de 1% nesta terça-feira, 29, e atingiu uma marca que não se via desde agosto de 2021. O Ibovespa passou de 120 mil pontos, desempenho atribuído no mercado financeiro à mudança de comando na Petrobras e às negociações de paz entre Rússia e Ucrânia, que geram expectativas positivas em relação ao fim do conflito e freiam o processo de alta nos preços do petróleo.
.Na segunda, 28, o presidente Jair Bolsonaro (PL) finalmente acabou com o suspense sobre a Petrobras, alimentado durante vários dias por suas seguidas declarações de contrariedade com os aumentos nos preços da gasolina, óleo diesel e gás de cozinha. Bolsonaro anunciou a troca do general Joaquim Silva e Luna pelo economista Adriano Pires na presidência da companhia.
A Petrobras é uma empresa de economia mista, com ações negociadas no mercado de valores do Brasil e dos EUA, e a União detém o controle por ser acionista majoritário. A decisão de Bolsonaro deverá ser confirmada na próxima assembleia-geral, marcada para 13 de abril.
No pregão de hoje, as ações da Petrobras subiram mais de 2%, diante da confiança despertada pelo futuro presidente, tido como alguém que não vai implantar uma política de preços totalmente contrária aos interesses do governo federal. Adriano Pires é fundador do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE). Com experiência de mais de 30 anos no setor, coordenou projetos e estudos para a indústria de gás natural, a política nacional de combustíveis, o mercado de derivados de petróleo e gás natural.
Petróleo em queda
A nova rodada direta de negociações entre representantes da Rússia e da Ucrânia, realizada nesta terça em Istambul, na Turquia, foi bem recebida pelos investidores, resultando numa queda nos preços do petróleo no mercado internacional.
Depois de 34 dias de conflito, a invasão russa da Ucrânia dá sinais de que uma solução pacífica é possível. A Rússia prometeu reduzir suas operações de guerra, inclusive na capital ucraniana, Kiev. E a Ucrânia se dispôs a adotar a neutralidade, abrindo mão dos seus planos de integrar a Organização do Tratado do Atlântico Norte, aliança militar ocidental liderada pelos EUA.
Relacionadas