O Brasil é o segundo país com maior cobrança de taxas para as empresas. Só fica atrás da Ilha de Malta, país ao sul da Itália. A pesquisa foi divulgada pela plataforma Cupom Válido e se baseou nos dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Conforme mostra o levantamento, as empresas brasileiras pagam em média uma alíquota de imposto de 34%, considerando todas as taxas.
Esse porcentual é 70% maior que a média dos outros países, apenas 1 ponto porcentual a menos que Malta (35%). Os resultados somam as cobranças de duas taxas: o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (25%) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (9%).
Entre os 111 países pesquisados, a média das taxas dos tributos das empresas é de 20%. Somente 18 países têm o porcentual acima de 30% para as companhias. As tarifas brasileiras são mais altas que as dos países desenvolvidos:
- Reino Unido (19%);
- Estados Unidos (25%);
- Canadá (27%);
- Japão (30%).
Na comparação entre 2000 e 2021, a pesquisa revela que a grande maioria dos países reduziu suas taxas, o que contribuiu para a redução média de 8,3% nos valores, caindo de 28,3% para 20%.
Relacionadas
Toda essa voracidade é para satisfazer os salários e mordomias das instâncias superiores da justiça, senadores, deputados, apadrinhados, amigos dos amigos, amigos do Rouanet, e outros piratas do erário público.
Mesmo segundo o 2º maior cobrador de impostos de empresas do mundo, aconteceu exatamente o q Paulo Guedes disse: o Brasil surpreendeu de modo fantástico na recuperação econômica.
Apesar da alta da inflação no cenário mundial (em índices até mais altos que os daqui), o Brasil obteve uma elevada taxa de emprego, vencemos a ameaça do desabastecimento, captamos recursos estrangeiros gigantescos, baixamos o dólar, somos fenomenais na produção agropecuária, reduzimos o tamanho do Estado num grande esforço de equilibro das contas, estamos mais conectados com o mundo, ganhamos moral e respeito.
Tantas marcas positivas, apesar da omissão legislativa quanto a reforma tributária. O q conseguiríamos mais se isso fosse aprovado?
Parabéns, Presidente Bolsonaro, o melhor presidente da nossa história.
Fechado com Bolsonaro!