País anuncia que em agosto foram criadas quase 250 mil vagas formais de trabalho
O mercado de trabalho se agitou positivamente no Brasil no decorrer de agosto. De acordo com os dados divulgados na tarde desta quarta-feira, 30, pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mais de 249 mil vagas formais foram criadas no país no último mês.
Leia mais: “Incerteza da economia cai pelo quinto mês consecutivo”
O número divulgado pelo Caged é o saldo entre admissões e demissões por carteira assinada no período. Isso porque em agosto houve1,2 milhão de admissões contra 990 mil demissões. O órgão ressaltou que foi o segundo mês consecutivo em que o país registrou mais contratações do que dispensas.
Ministro da Economia, Paulo Guedes comemorou a retomada. “O Brasil está voltando em V”, disse, em referência ao termo que simboliza declínio ágil mas com recuperação igualmente rápida. “Tivemos empregos em todos os setores da economia, não foi um bolsão”, prosseguiu o integrante do governo federal.
Mercado financeiro
A notícia sobre o mercado de trabalho impactou positivamente o mercado financeiro do Brasil. O Ibovespa, o principal índice da bolsa de valores do país, fechou o dia em alta de 1,09%. Dessa forma, a cotação ficou em 94.603 pontos.
Analista da rádio Jovem Pan, Pablo Spyer afirmou que os dados divulgados pelo Caged “surpreenderam”. Afinal, o mercado financeiro imaginava que agosto fechasse com saldo positivo de empregos mas em escala bem menor. “Foi o dobro do que a gente esperava”, comentou o economista.
E a esquerda pira! De novo! Para que já tá ficando chato esses chiliques!