Dados do governo federal mostram que o tempo médio para a abertura de uma empresa no Brasil é três vezes menor do que no início de 2019, quando o prazo médio era de cinco dias e nove horas, e, atualmente, está em menos de dois dias.
Segundo a plataforma Governo Digital, a redução deve-se a medidas de simplificação, à integração digital entre as 27 juntas comerciais e à adesão à plataforma Gov.BR. A nova realidade ajuda a reduzir tempo e custos.
Relacionadas
Em três das 27 unidades federativas, já se abre uma empresa em menos de 24 horas, em média: Goiás, Espírito Santo e Distrito Federal.
Abertura de empresas
No segundo quadrimestre, foi aberto cerca de 1,4 milhão de empresas, o que representa aumento de 1,9% em relação ao primeiro quadrimestre de 2021 e de 26,5% na comparação com mesmo período do ano passado.
Segundo boletim do Ministério da Economia, 328 mil empresas foram abertas em setembro deste ano, já com a redução do tempo.
O tempo de tramitação do processo de abertura na RFB, na Juceg e na Sefaz, se for atividade de baixo risco se consegue nesse prazo em Goiás. A partir daí é preciso paciência, persistência, insistência e muita humildade pra conseguir Alvará na prefeitura em menos de 20 ou 30 dias.
Se o Banco Central, derrubasse o dólar uns 20%, ajudaria muito o país. Temos uma reserva gigante de dólares e tem mais de 40 bilhões de dólares no exterior dos exportadores, tem q forçar estes a trazer os dólares com prazo e taxar se não respeitar o mesmo.