A Caixa Econômica Federal lançou nesta sexta-feira, 4, uma linha de crédito que permite aos caminhoneiros autônomos o recebimento antecipado do pagamento de fretes.
Os valores serão depositados diretamente na conta do caminhoneiro com até 120 dias de antecedência. A taxa de juros será a partir de 1,99% ao mês.
O pagamento será mais rápido do que se fosse feito pela transportadora que contratou o serviço. Por outro lado, há desconto no valor do frete para cobrir os juros cobrados pelo banco. Na sequência, a transportadora repassa à Caixa o valor total do frete.
“As pessoas pegavam empréstimos com juros a 10%, 15%, 20% ao mês. E por quê? O caminhoneiro tinha o frete, mas ele não tinha necessariamente o dinheiro antes de entregar a carga”, afirmou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães. “Então, até para colocar o diesel, ele precisava pegar emprestado.”
De acordo com Guimarães, o risco de inadimplência para o banco será “próximo de zero”.
Segundo a Caixa, poderão ser antecipados os fretes com registro no sistema da Secretaria da Fazenda, a partir da emissão do Manifesto Eletrônico Fiscal (MDF-e), documento que reúne informações sobre a carga e os responsáveis pelo transporte.
O pagamento do empréstimo será feito em uma parcela única. O vencimento será na mesma data estipulada pelo transportador no MDF-e para o pagamento do frete.
Para contratar a linha de crédito, as empresas de transporte de cargas devem solicitar a habilitação do limite em qualquer agência da Caixa.
Assim que o limite for disponibilizado, a operacionalização do crédito é realizada digitalmente pelo gerenciador financeiro do banco.
Com informações do G1