Avaliada em R$ 7,5 bilhões, a rede de supermercados Big (ex-Walmart) foi vendida para o grupo Carrefour na madrugada desta quarta-feira, 24. “A aquisição expandirá a presença do Carrefour em regiões onde tem penetração limitada, como o Nordeste e o Sul do país, e que oferecem forte potencial de crescimento. A rede de lojas do Big, portanto, apresenta forte complementaridade geográfica”, informou a compradora, em nota.
O Carrefour atua há mais de 40 anos no Brasil, com lojas em 150 cidades, nos 26 Estados e no Distrito Federal. O Big é controlado pelo fundo de investimento Advent, que adquiriu a operação do Walmart em 2018. Desde então, os novos donos fizeram uma operação de reestruturação da marca, que nunca teve vida fácil no Brasil. Fechamento de unidades deficitárias e até o fim do nome Walmart foram algumas das decisões.
Hoje, o Big possui sete ativos no Brasil, como Sam’s Club, Superbompreço, Maxxi Atacado e Mercadoramma, além do próprio Big. No total, a empresa possui 389 lojas espalhadas por 181 cidades. Segundo a varejista, a oferta primária serviria para abrir novas lojas de atacarejo, postos de combustível e conversão dos hipermercados para atender o atacado. Para ser concretizado, o negócio precisa do aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica.
Quem disse que o que era bom, não pode piorar, e muito?!