O cartão de crédito pode deixar de existir no Brasil. A previsão é de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central. Campos Neto declarou ontem, segundo a agência Reuters, que os cartões deverão ser substituídos pelo sistema de open finance, pelo qual os clientes “autorizam que seus dados financeiros sejam compartilhados por diferentes instituições”.
O eventual fim do cartão de crédito seria consequência do enorme sucesso do PIX, um sistema que poderá ser expandido para outros países da América Latina e que já despertou o interesse no Canadá. Alguma empresas já estão oferecendo um “PIX de crédito”.
“Esse sistema elimina a necessidade de ter cartão de crédito”, declarou Roberto Campos Neto. “Acho que o cartão de crédito vai deixar de existir em algum momento em breve”.
Espero que o sistema melhore para o comprador/pagador!
Com esta mudança, os juros extorsivos atuais serão derrubados. Bem-vindo !!!
Os banqueiros devem estar espumando de raiva!!!!
Dá pra entender perfeitamente o apoio das instituições financeiras tradicional ao Nine-Fingers…
Algumas empresas no exterior já aceitam pagamento via Pix. Torço pela universalização.
Banqueiros dominam os governos no mundo todo.
Os bancos tem que encontrar uma forma de proteger os clientes de golpes e clonagem de cartões!
Faltou detalhar como funcionaria esse tal “PIX de crédito.”
Tem os programas de milhares, qyem viaja pro exterior, o crédito rotativo,
O nome já diz tudo, PIX de crédito!
Acho um pouco exagerada essa previsão. O cartão é utilizado no mundo todo, o pix é uma “jabuticaba”, só existe aqui. Num horizonte visível, não acredito nisso…
Então Walter por isto cuba ainda existe.
Por causa de pensadores como vc.
O pix além de transação de débito passará a fazer transação de crédito.
Quem tiver cadastro positivo fará transação financeira de crédito sem taxa .
O que vc prefere?
Pagar com taxas e juros exorbitantes ou manter um cadastro exemplar e não ter custo (ou custo menor) do que as administradoras de cartões.
Aliás abusadores do povo Brasileiro.
Então Francisco, o que seria de nós sem iluminados como você. Eu só dei minha opinião de que isso não acontecerá tão cedo, não sou contra nem a favor. Mas vc poderia explicar detalhadamente como funcionaria essas transações de crédito “sem taxa”…
Os bancos disponibilizam para os clientes uma linha de crédito para ser usada somente através do PiX e com data de vencimento pre determinada. Posso fazer compras no PIX até vinte mil reais e pago através de débito em conta corrente, todo dia 20 de cada mês!!