Cartão de crédito pode estar a caminho do fim

Segundo Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, essa evolução seria consequência do sucesso do PIX
-Publicidade-
Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

O cartão de crédito pode deixar de existir no Brasil. A previsão é de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central. Campos Neto declarou ontem, segundo a agência Reuters, que os cartões deverão ser substituídos pelo sistema de open finance, pelo qual os clientes “autorizam que seus dados financeiros sejam compartilhados por diferentes instituições”.

O eventual fim do cartão de crédito seria consequência do enorme sucesso do PIX, um sistema que poderá ser expandido para outros países da América Latina e que já despertou o interesse no Canadá. Alguma empresas já estão oferecendo um “PIX de crédito”.

“Esse sistema elimina a necessidade de ter cartão de crédito”, declarou Roberto Campos Neto. “Acho que o cartão de crédito vai deixar de existir em algum momento em breve”.

-Publicidade-

Assine a Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

14 comentários Ver comentários

    1. Acho um pouco exagerada essa previsão. O cartão é utilizado no mundo todo, o pix é uma “jabuticaba”, só existe aqui. Num horizonte visível, não acredito nisso…

      1. Então Walter por isto cuba ainda existe.
        Por causa de pensadores como vc.
        O pix além de transação de débito passará a fazer transação de crédito.
        Quem tiver cadastro positivo fará transação financeira de crédito sem taxa .
        O que vc prefere?
        Pagar com taxas e juros exorbitantes ou manter um cadastro exemplar e não ter custo (ou custo menor) do que as administradoras de cartões.
        Aliás abusadores do povo Brasileiro.

      2. Então Francisco, o que seria de nós sem iluminados como você. Eu só dei minha opinião de que isso não acontecerá tão cedo, não sou contra nem a favor. Mas vc poderia explicar detalhadamente como funcionaria essas transações de crédito “sem taxa”…

    2. Os bancos disponibilizam para os clientes uma linha de crédito para ser usada somente através do PiX e com data de vencimento pre determinada. Posso fazer compras no PIX até vinte mil reais e pago através de débito em conta corrente, todo dia 20 de cada mês!!

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.