Alerta foi dado pelo presidente do país, Xi Jinping, que também previu um ciclo de maior cooperação internacional
Ontem, presidindo um seminário com assessores e economistas estatais, o presidente da China, Xi Jinping, previu que o país passará por um “período de mudanças turbulentas” e dependerá cada vez mais de seu mercado doméstico para sobreviver.
A reunião discutia tendências de médio e longo prazos com vista a preparar o grupo para o planejamento quinquenal exigido pelo Partido Comunista Chinês para a administração do país asiático. O 14° plano deverá ser revelado no ano que vem.
“No próximo período, enfrentaremos cada vez mais ventos contrários no ambiente externo e devemos estar preparados para lidar com uma série de novos riscos e desafios”, comentou o presidente, de acordo com a agência de notícias estatal Xinhua.
Para ele, o mercado doméstico será cada vez mais importante para a economia chinesa, ainda que ele tenha prometido abri-la ainda mais ao mundo.
“Devemos cooperar ativamente com todos os países, regiões e empresas que desejem colaborar conosco, incluindo Estados, localidades e companhias nos Estados Unidos”, disse.
Atualmente, a relação entre a China e os norte-americanos está bastante conflituosa, com disputas de tarifas há mais de dois anos, sanções por causa da nova lei de segurança nacional imposta a Hong Kong e até mesmo o possível banimento do app TikTok dos Estados Unidos por decreto do presidente Donald Trump.