Comerciantes retomam a confiança, aponta FGV

Embora o setor esteja mais otimista, o fim dos programas de auxílio emergencial merecem atenção
-Publicidade-
O ministro da Economia, Paulo Guedes, em evento com empresários no Palácio do Planalto | Foto: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
O ministro da Economia, Paulo Guedes, em evento com empresários no Palácio do Planalto | Foto: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL | O ministro da Economia, Paulo Guedes, em evento com empresários no Palácio do Planalto | Foto: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Embora o setor esteja mais otimista, o fim dos programas de auxílio emergencial merecem atenção

marco regulatório do petróleo
O ministro da Economia, Paulo Guedes | Foto: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
-Publicidade-

A confiança dos comerciantes voltou ao mesmo nível de antes da pandemia de coronavírus, aponta um estudo da Faculdade Getúlio Vargas (FGV). Publicado nesta quinta-feira, 23, o Índice de Confiança do Comércio (ICOM) de setembro atingiu 99,6 pontos. A marca é semelhante a fevereiro deste ano (99,8) e 2,9 pontos acima do registrado no mesmo período de 2019.

Leia também: Contrata-se: mais comerciantes querem investir no Brasil

Na medição de março, depois que os primeiros casos de coronavírus foram confirmados no país, o ICOM havia despencado mais de 11 pontos. Em abril, com as medidas de restrição à circulação de pessoas e ao funcionamento do comércio, a queda recorde de 26,9 pontos gerou o pior resultado histórico (61,2 pontos).

Rodolpho Tobler, coordenador da sondagem, avalia que a alta segue uma trajetória positiva, mas pondera que ainda é necessário cautela. Ele afirma que o setor percebe uma condição mais favorável para vendas, mas alerta que o fim dos programas de auxílio emergencial e as condições desafiadoras de trabalho merecem atenção.

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site