De acordo com relatório da organização, o volume do comércio global deve cair entre 13% e 32%, como consequência da pandemia do coronavírus
Em relatório divulgado hoje, Organização Mundial do Comércio (OMC) estima que o volume do comércio global deve entre 13% e 32%, em consequência da crise causada pela pandemia do coronavírus. A entidade afirma que a queda deve ser maior que aquela registrada durante a crise financeira de 2008.
De acordo com o documento, a América do Norte e a Ásia deverão ser as regiões mais afetadas, com quedas entre 17,1% e 40,9% e entre 13,5% a 36,2% respectivamente. Na América Latina, esse recuo deve ficar entre 12,9% a 32,8%.
A OMC afirma que setores mais atingidos serão aqueles que possuem cadeias produtivas mais complexas, como o automobilístico e de produtos eletrônicos. O comércio de serviços também será afetado com as medidas de restrição de viagens, afirma a organização.
“Os números são ruins – não tem como fugir disso. Mas uma rápida e vigorosa recuperação é possível”, afirmou o diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo em uma coletiva por videoconferência. A organização presidida pelo brasileiro prevê que a recuperação deve acontecer já no próximo ano.
Com informações do Estadão Conteúdo