-Publicidade-

Comércio global deve despencar em 2020, prevê OMC

A entidade afirma que a queda deve ser maior que aquela registrada durante a crise financeira de 2008. 
Foto: Jarosław Bialik/Pixabay
Foto: Jarosław Bialik/Pixabay | trabalho forçado

De acordo com relatório da organização, o volume do comércio global deve cair entre 13% e 32%, como consequência da pandemia do coronavírus

Comércio internacional
Foto: Jarosław Bialik/Pixabay

Em relatório divulgado hoje, Organização Mundial do Comércio (OMC) estima que o volume do comércio global deve entre 13% e 32%, em consequência da crise causada pela pandemia do coronavírus. A entidade afirma que a queda deve ser maior que aquela registrada durante a crise financeira de 2008.

De acordo com o documento, a América do Norte e a Ásia deverão ser as regiões mais afetadas, com quedas entre 17,1% e 40,9% e entre 13,5% a 36,2% respectivamente. Na América Latina, esse recuo deve ficar entre 12,9% a 32,8%.

A OMC afirma que setores mais atingidos serão aqueles que possuem cadeias produtivas mais complexas, como o automobilístico e de produtos eletrônicos. O comércio de serviços também será afetado com as medidas de restrição de viagens, afirma a organização.

“Os números são ruins – não tem como fugir disso. Mas uma rápida e vigorosa recuperação é possível”, afirmou o diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo em uma coletiva por videoconferência. A organização presidida pelo brasileiro prevê que a recuperação deve acontecer já no próximo ano.

Com informações do Estadão Conteúdo

 

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês