Compras em supermercados também recuaram: 12,5%
O Índice de Consumo em Restaurantes recuou 64,0% em abril ante igual mês de 2019. No mesmo período, o indicador de consumo em supermercados também teve queda, de 12,5%.
Os levantamentos são desenvolvidos Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em parceria com a Alelo.
Na primeira quinzena do mês, o volume de transações em restaurantes teve queda de 67,7% e o valor das transações, de 56,7%. O número de estabelecimentos que registraram alguma transação no período caiu 40,5%. Todas as variações dizem respeito à comparação com a média das primeiras quinzenas de todos os meses de 2019.
No caso do consumo em supermercados, o volume de transações recuou 19,4% na primeira quinzena, enquanto o valor transacionado caiu 5,0% e o número de estabelecimentos que realizaram transações, 3,6%.
O ICS e o ICR são calculados a partir de dados diários de transações realizadas em estabelecimentos comerciais do país.
* Com informações do Estadão Conteúdo
É realmente calamitosa a situação dos bares e restaurantes das cidades que pregam o lock down. Os governadores e prefeitos que pregam o fechamento do setor deveriam serem expulsos dos restaurantes que sobrarem e ficarão no prejuízo. Esta quarentena é burra e não tem sentido. Os países que fizeram esta besteira estão deixando a ignorância de lado e iniciando a flexibilização. Sigam o exemplo da Suécia , da Coréia e a Alemanha que já está com a volta do futebol. Insistir no erro é coisa de gente idiota que não aceita que errou como o imbecil e quadrúpede do João Dória.