A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, na sexta-feira 27, a adoção da a bandeira verde na conta de luz para os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SNI). A medida diminui o valor da tarifa e dá sinais de que a produção elétrica está com condições favoráveis.
Relacionadas
O SNI é a malha de transmissão de energia que cobre quase todo o território brasileiro. “É o segundo anúncio de bandeira verde realizado pela agência desde o fim da Bandeira Escassez Hídrica, instituída pela Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (CREG), vigente de 1º de setembro de 2021 a 15 de abril passado”, informa a Aneel em nota.
Os consumidores incluídos na Tarifa Social de Energia Elétrica estão com a bandeira verde desde dezembro de 2021. De acordo com o governo federal, o auxílio é um desconto na conta de luz fornecido pelo governo federal às famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único ou que tenham entre seus membros alguém com o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Além da bandeira verde
Estabelecido pela Aneel em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias mostra o custo real da energia gerada. O sistema dá transparência ao processo de cobrança e possibilita que os consumidores racionalizem o consumo em função do custo.
Segunda a estimativa da agência, desde que as bandeiras foram criadas, elas geraram uma economia de R$ 4 bilhões aos consumidores de todo o país. O sistema evita a incidência de juros sobre os custos de geração nos momentos menos favoráveis.