Analista de dados e analista de performance estão entre as funções mais cobiçadas pelas empresas. Demanda no e-commerce permanece em alta
Apesar do cenário nada promissor para o mercado de trabalho em razão da pandemia de coronavírus, os segmentos de business intelligence e tecnologia da informação tiveram aumento de 25% nas contratações em um mês de confinamento no Estado de São Paulo.
Segundo pesquisa da startup Revelo, entre as funções mais cobiçadas pelas empresas estão analista de dados, analista de performance, engenharia de dados, ciência de dados e segurança da informação. Os setores de e-commerce e software também permanecem em alta.
Ademais, o levantamento cedido ao jornal O Estado de S. Paulo identificou um crescimento de 20% a 30% nas faixas salariais ofertadas nesse setor, em decorrência do perfil das carreiras e funções com maior demanda. Ou seja, a procura por esses profissionais está a todo vapor.
Regime de transição
A princípio, os trabalhadores costumam ter a insegurança de alternar do regime CLT para o PJ (pessoa jurídica). Contudo, essa percepção vem mudando, de acordo com a Revelo. As incertezas do mercado de trabalho têm levado muitas empresas a ter cautela na hora de assumir vínculo empregatício.
Portanto, os próprios profissionais começaram a ver vantagens no formato PJ e aceitar esse modelo de contratação. Cerca de 30% das pessoas com carteira de trabalho estão mais dispostas a adotar esse regime, com medo de ficarem desempregadas.