A Companhia Paranaense de Energia (Copel) vendeu as suas ações da Companhia Paranaense de Gás (Compagas) à Compass Dois. A empresa compradora é subsidiária da conglomerada Cosan.
A Copel tinha 51% da companhia, o equivalente a R$ 906 milhões. A assinatura do contrato da transação foi anunciada feito pela vendedora, nesta quarta-feira, 10.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
“A transação faz parte da estratégia da Copel de focar em seu negócio principal e na descarbonização do seu portfólio”, afirmou o diretor de finanças e de relações com investidores da Copel, Felipe Gutterres, em comunicado oficial.
A venda será em três etapas. Confira:
- 40% até o fechamento da operação;
- 30% até 31 de dezembro de 2025; e
- 30% até 31 de dezembro de 2026.
A data-base da transação é 31 de dezembro de 2023. Neste período, a dívida líquida da Compagas era de R$ 182,8 milhões.
Embora o anúncio oficial já tenha sido feito, o sucesso do negócio depende do não exercício do direito de preferência dos atuais acionistas. Também é preciso verificar as condições usuais para operações desta natureza. A conclusão, ainda assim, está condicionada à aprovação dos órgãos competentes.
A XP Investimentos atua como assessora financeira exclusiva no processo. O escritório Stocche Forbes Advogados ficou responsável pela parte jurídica da movimentação.
Compra das ações da Copel pela Compass visa estreitar sinergias no Paraná
A Compagas tem uma rede de distribuição de mais de 880 km de extensão por 15 cidades do Estado do Paraná. Cerca de 54 mil clientes consomem, diariamente, 800 mil m³ de gás canalizado nesses locais.
Os executivos das empresas afirmaram, ao jornal Valor Econômico, que a movimentação é benéfica pois visa estreitar a sinergia na região: a Copel no setor elétrico; a Compass, no ramo de gás.
Leia mais: “O Brasil está pegando fogo”, matéria de Anderson Scardoelli publicada na edição 224 da Revista Oeste