Copom eleva taxa de juros para 4,25% ao ano

Órgão prevê 'outro ajuste da mesma magnitude' para a próxima reunião
-Publicidade-
Comitê de Política Monetária é um órgão do Banco Central do Brasil
Comitê de Política Monetária é um órgão do Banco Central do Brasil | Foto: Gil Ferreira/Agência Brasil

Conforme Oeste antecipou, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou o valor da Selic — a taxa básica de juros da economia — de 3,5% para 4,5% ao ano. Emitido na quarta-feira 16, o comunicado da entidade trouxe a terceira alta do indicador em 2021. A primeira subida deste ano ocorreu em março, quando o valor foi alterado de 2% para 2,75% ao ano, e quebrou um ciclo de não elevação que vinha desde julho de 2015.

A decisão pela alta da Selic foi unânime e é um mecanismo para conter o avanço da inflação. O comunicado do Copom informou que, “para a próxima reunião”, prevê a “continuação do processo de normalização monetária com outro ajuste da mesma magnitude” e alertou: “uma deterioração das expectativas de inflação para o horizonte relevante pode exigir uma redução mais tempestiva dos estímulos monetários”. O grupo deve se reunir novamente entre 3 e 4 de agosto.

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site