Holding e divisão de logística passam a ser incorporadas pela marca central do grupo
As companhias Cosan Logística S.A. e Cosan Limited tendem a deixar o mercado de ações do Brasil (B3) e dos Estados Unidos (NYSE) ao decorrer dos próximos meses. Em comunicado divulgado nesta quinta-feira, 17, o grupo responsável pelas duas empresas anunciou a aprovação para a incorporação. Assim, caso os conselhos chancelem a decisão, as duas marcas passarão a fazer parte da Cosan S. A., que já opera na bolsa de valores brasileira.
Leia mais: “IPO de fundo imobiliário movimenta R$ 1,6 bi”
Com a sigla CZZ, a Cosan Limited atua como holding do grupo e conta com ações negociadas na bolsa de valores de Nova York. Conforme o nome sugere, a Cosan Logística é listada na B3 e atua no setor de serviços de logística, com foco nos segmentos de transporte ferroviário, armazenagem e carregamento portuário de commodities como grãos e açúcar. A Cosan S. A., por sua vez, detém marcas como Raízen (energia e combustíveis), Comgas (gás natural) e Moove (lubrificantes).
Operação sem riscos?
No comunicado assinado pelo seu diretor financeiro e de relações com investidores, Marcelo Eduardo Martins, a Cosan estima em R$ 19 milhões o custo para a reestruturação societária — que resultará nas extinções da holding e do braço logístico como companhias próprias. Em defesa da mudança, a empresa fala em benefícios futuros para investidores. “As companhias desconhecem riscos significativos decorrentes exclusivamente da consumação da operação pretendida”, enfatiza a nota divulgada hoje.
“Promovendo alinhamento de todos os acionistas e credores das atuais holdings“
“[A reestruturação] simplificará a estrutura do grupo, formando uma holding única para deter as participações nas sociedades que formam as unidades de negócio do Grupo Cosan, dentro de um modelo de governança que preservará a autonomia de cada negócio e marca, promovendo alinhamento de todos os acionistas e credores das atuais holdings do Grupo Cosan e eliminando custos de manutenção dessas estruturas”, afirma a empresa em parte do comunicado.