Começou na quarta-feira 21 o primeiro grande evento da série de testes que o Estado de São Paulo pretende fazer já pensando no pós-pandemia de covid-19. A Expo Retomada é uma feira de negócios que deve atrair mais de 1,5 mil pessoas até esta quinta-feira, 22, em Santos, no litoral paulista.
A feira faz parte de uma programação de 30 eventos-teste anunciados pelo governo do Estado. O objetivo é usar a Expo Retomada para colocar em prática novos protocolos sanitários e uma dinâmica própria de um novo momento da economia brasileira, depois do auge da pandemia.
Leia mais: “Governo paulista fará eventos-teste para avaliar pequenas aglomerações”
Todos os visitantes têm de realizar um teste rápido para covid-19 logo na entrada. Há diversos totens com álcool em gel espalhados pelos corredores — que, por sua vez, são mais largos do que o normal em eventos como este, justamente para assegurar um distanciamento social mínimo entre as pessoas. O uso de máscara segue obrigatório.
Leia também: “Em clima de retomada, sete shoppings preparam inauguração”
“A gente vai fazer com que esses dados integrem um estudo para que as secretarias de Saúde do Estado e do município possam analisar e ver a quantidade de pessoas que participaram e se foram infectadas”, afirmou à CNN Brasil Paulo Octávio, idealizador do evento.
A primeira edição da Expo Retomada aconteceu em 2020, logo depois de oito meses de paralisação total das atividades não essenciais no Estado. “Estamos conscientes de que essa liberação precisa ser gradual. Mas precisa ter um primeiro passo. A flexibilização precisa acontecer em algum momento, mas com consciência”, disse Octávio.
Leia também: “Covid-19: ocupação de leitos não registra alta em 93% dos hospitais de SP”
Parece piada. 1000 festas “clandestinas” todos os finais de semana e o governo de SP falando em “30 eventos teste”. Esperando a notícia da “saída do armário ” do governador.