A mexicana Kavak, maior startup da América Latina, de compra e venda de automóveis seminovos, obteve US$ 810 milhões (quase R$ 4,1 bilhões) por meio de linhas de crédito para novos aportes na empresa. O dinheiro chega três meses depois de a companhia promover cerca de 300 demissões na operação brasileira.
De acordo com comunicado da startup divulgado na terça-feira 20, as linhas de crédito serão destinadas para a operação de compra e venda de veículos seminovos. A maior parte da quantia foi levantada por contrato de venda de recebíveis futuros. Na operação, o banco obtém os direitos sobre recebíveis originados pelos financiamentos concedidos pela Kavak. A outra fatia do dinheiro será reservada para desenvolvimento do negócio, consolidação de infraestrutura e aumento de estoque.
“Isso tem como objetivo fortalecer a nossa oferta de carros certificados no mercado. Também estamos investindo no desenvolvimento de um modelo operacional que nos permitiu oferecer soluções de financiamento para mais de 50% dos nossos clientes”, disse em nota Moises Flores, diretor financeiro da startup.