Deputado critica Lula e defende autonomia do Banco Central

Segundo Ubiratan Sanderson, tirar a independência da instituição financeira provocaria efeitos negativos na economia

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
'Os órgãos precisam ter autonomia funcional', diz Sanderson | Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
'Os órgãos precisam ter autonomia funcional', diz Sanderson | Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

O deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS) defendeu, nesta terça-feira, 7, a autonomia do Banco Central. O parlamentar fez a declaração um dia depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticar a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de manter a Selic em 13,75% ao ano.

De acordo com Sanderson, uma mudança nas atribuições do Banco Central provocaria efeitos negativos na economia brasileira. “Os órgãos precisam ter autonomia funcional, independentemente do governo que esteja ocupando o Palácio do Planalto”, justificou. “Quando vemos agentes políticos, como Lula, defendendo o fim da autonomia do Banco Central, percebemos que estamos num caminho nefasto.”

A manutenção da taxa básica de juros ocorre na esteira das pressões inflacionárias provocadas pela desaceleração do crescimento no ambiente interno e externo. Para definir a Selic, o Banco Central baseia-se no sistema de metas de inflação. Quando a inflação está alta, a instituição financeira eleva a taxa básica de juros. Quando as estimativas estão em linha com as metas, pode-se reduzir os juros básicos da economia.

-Publicidade-

Por que Lula critica Roberto Campos Neto?

O petista está em campanha para derrubar Roberto Campos Neto da presidência do Banco Central. Desde 1º de janeiro, Lula tenta empurrar para a conta do executivo os reveses que seu governo pode registrar na economia.

A verdade, contudo, é que os resultados econômicos alcançados em 2022 são positivos. Isso se deve ao equilíbrio da política monetária nos últimos quatro anos. Campos Neto, inclusive, foi eleito O Presidente do Banco Central do Ano pela revista britânica The Banker, em 2021.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

3 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.