A taxa de desemprego no Brasil entrou no quarto mês seguido de queda. Em junho, o índice fechou em 9,3%. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Relacionadas
Mensalmente, o IBGE atualiza o indicador por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. O índice é gerado com base em dados de três meses. Assim, os pesquisadores fazem cálculo com informações de abril, maio e junho.
https://public.flourish.studio/visualisation/10775296/
A última elevação foi registrada no trimestre encerrado em dezembro de 2021. No período, houve o aumento de 0,1 ponto porcentual, com o número indo de 11,1% para 11,2%. Antes disso, a taxa vinha em queda constante desde que o pico foi alcançado: 14,9%, no trimestre encerrado em março de 2021.
Desse modo, quando comparado ao pior cenário, a taxa de desemprego caiu 5,6 pontos porcentuais. Em março de 2021, eram quase 15 milhões de desempregados. Atualmente, ainda conforme o IBGE, o país tem pouco mais de 10 milhões de desempregados. Ou seja: são cerca de 5 milhões de desempregos a menos nesse período.
De acordo com órgão, a taxa de desemprego atual está no menor nível desde o trimestre terminado em dezembro de 2015. Naquele período, o indicador fechou em 9,1%.
Se o numero digulgado pelo IBGE é uma média trimestral, e já foi 9,8% em maio; 9,3% em junho, então certamente o numero MENSAL de junho já está 8,4%.
Recuperação em “V”, Paulo Guedes tinha razão.
Enquanto isso, EUA e Europa entrando em recessão. Argentina em decomposição.
Menos impostos, mais empregos.
Mais um golaço do nosso Presidente da República.
PR Bolsonaro ruma para ser reeleito.