O governo dos EUA anunciou nesta sexta-feira, 1º, que o nível de desemprego no país caiu para 3,6% em março. Este nível se aproxima do patamar registrado antes da pandemia do coronavírus.
Segundo os números oficiais, os Estados Unidos criaram 431 mil empregos durante março, com 6 milhões de desempregados. Desta forma, o país ficou próximo da taxa de desocupação de 3,5%, registrada em fevereiro de 2020 (5,7 milhões), antes dos desdobramentos econômicos impostos pela crise da covid-19.
“Acabamos de saber que o desemprego caiu para 3,6% em março. Nossa economia criou 431 mil empregos”, comemorou o presidente norte-americano, Joe Biden, nas redes sociais.
“Esta é uma recuperação histórica. Os norte-americanos estão de volta ao trabalho”, acrescentou.
We just learned that unemployment is now down to 3.6% and, in March, our economy created 431,000 jobs.
This is a historic recovery — Americans are back at work.
— President Biden (@POTUS) April 1, 2022
Segundo números do governo, o emprego apresentou crescimento em março em setores como lazer e hospitalidade, com destaque para bares e restaurantes, com 112 mil novos postos de trabalho. Indústria, construção e o setor financeiro também tiveram um mês positivo, informaram as autoridades federais.
O desempenho de março consolida um primeiro trimestre de retomada econômica. O presidente Joe Biden vai fazer um pronunciamento oficial sobre os números do desemprego nos EUA ainda nesta sexta-feira.