Levantamento da Boa Vista apontou o clima de pessimismo do empresariado quanto às vendas para o Dia dos Namorados deste ano
Mesmo com a reabertura de alguns setores do comércio, o clima de pessimismo em razão da crise econômica ainda permanece. Um levantamento da Boa Vista mostrou que 70% dos empresários acreditam que terão uma redução nas vendas no Dia do Namorados deste ano, em comparação com a mesma data de 2019.
Para efeito de comparação, no último Dia das Mães, eram 55% os empresários que esperavam vendas menores do que as de 2019. Ainda sobre o Dia dos Namorados, 86% acreditam na retração dos gastos pelos consumidores, ante 93% na data comemorativa anterior.
Leia mais: “Como está sendo a retomada dos shoppings no Brasil”
Mesmo com perspectiva de queda nas vendas, 65% afirmam garantir quantidade suficiente de mercadorias para o Dia dos Namorados. Outros 17% enfrentam problemas com matéria-prima importada.
Para o levantamento, a pesquisa ouviu micros, pequenos e médios empresários dos setores de indústria, comércio e serviços.
Internet
Assim como no Dia das Mães, os empresários acreditam que, mesmo com ações de incentivo, os consumidores vão priorizar outros produtos em vez do tradicional presente. Além disso, os entrevistados acreditam que o público optará pelos meios de compras on-line.
O setor continua apostando nas redes sociais para alavancar as vendas. No entanto, para o Dia dos Namorados as empresas preveem novas ações com campanhas on-line e descontos em produtos.