Economia pode crescer 3% em 2022, diz Paulo Guedes

A fala do ministro ocorreu em meio à melhora das previsões econômicas feitas pelo mercado

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
Paulo Guedes, ministro da Economia | Foto:  Marcelo Camargo/Agência Brasil
Paulo Guedes, ministro da Economia | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

De acordo com o ministro Paulo Guedes, a economia brasileira pode crescer 3% até o fim de 2022. A fala ocorreu durante um evento realizado pela Associação Comercial e pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro.

“Se não fizer nada daqui até o fim do ano, já cresceu 2,6%”, afirmou Paulo Guedes, referindo-se ao Produto Interno Bruto (PIB). “Pode chegar a 3%.”

O comentário do ministro da Economia ocorreu na esteira das sucessivas revisões das projeções do mercado financeiro para o desempenho da economia brasileira em 2022. O Relatório Focus, por exemplo, aumentou a previsão para o crescimento do PIB e reduziu a estimativa da inflação para este ano nas últimas 11 semanas seguidas. Esse documento é elaborado pelo Banco Central por meio de dados coletados no setor privado.

-Publicidade-

Há 11 semanas, o relatório estimava que o PIB cresceria 1,51% e o IPCA 7,96%. Na edição mais recente, esses números estão em 2,39% e 6,4%, ou seja, nesse intervalo, a previsão para o aumento do IPCA reduziu 1,56 ponto porcentual, e para o crescimento econômico aumentou 0,88 ponto porcentual.

“Foram 30 anos de imposto subindo, nós estamos cortando impostos”, afirmou Paulo Guedes, sobre as medidas adotadas para melhorar a atividade econômica. “Foram 30 anos de economia fechada, estamos abrindo. É um governo diferente do anterior. No primeiro ano, fizemos reforma da Previdência. No segundo ano, erraram a previsão do PIB. Depois falaram que o Brasil iria ficar em depressão, eu disse que iria voltar em V e disseram que seria v de ‘virtual’, onde estão esses economistas agora?”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

5 comentários Ver comentários

  1. Kkkkk. As notícias economicas estao boas só para o senhor, ministro, e para os oligarcas brasileiros (banqueiros e grandes empresarios). Esses nunca ganharam tanto dinheiro.
    Quanto a mim e a maioria do povo, nossos bolsos e panelas nunca estiveram tao vazios.

    1. VICTOR GUEDES LIMA OTAVIO Não estão boas pra quem teve emprego, pra quem abriu um negócio, pra quem manteve o emprego, pra quem manteve as empresas? ou você só pensa no seu c? Isso é idiotice!

  2. E tem asnos que vão votar no nine. Existem outros asnos de orelhas um pouco maiores
    que são adeptos da terceira via ou do voto em branco / nulo. O primeiro grupo de asnos pelo menos é mais autêntico!

  3. “Depois falaram que o Brasil iria ficar em depressão, eu disse que iria voltar em V e disseram que seria v de ‘virtual’, onde estão esses economistas agora?”
    Eu respondo ministro : Estão com o rabo no meio das pernas, se refestelando das benesses provenientes de conluios para alardear apenas más noticias sobre o Brasil.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.