O economista Eduardo Luiz Gonçalves Rio Neto teve sua nomeação como novo presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicada na edição desta terça-feira, 27, do Diário Oficial da União. Ele ocupava a Diretoria de Pesquisas do órgão e foi indicado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.
Eduardo Luiz Rios Neto vai substituir Susana Cordeiro Guerra, que pediu exoneração do cargo alegando “motivos pessoais e de família”. A troca na presidência da entidade ocorreu em meio à redução de verbas para o Censo Demográfico 2021.
Leia mais: “Guedes indica novo presidente do IBGE”
Em artigo publicado em março pelo jornal O Globo, Susana e o próprio Rios Neto alertaram para a importância de atualizar a pesquisa. “Sem o Censo em 2021, as ações governamentais pós-pandemia serão fragilizadas pela ausência das informações que alicerçam as políticas públicas com impactos no território brasileiro, particularmente em seus municípios”, escreveram.
O novo presidente do IBGE é membro da Academia Brasileira de Ciências, possui doutorado em demografia pela Universidade da Califórnia e é professor titular aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).