Dados divulgados nesta segunda-feira, 12, pelo Boletim Focus, do Banco Central (BC), indicam que se mantém a tendência de otimismo em relação ao crescimento da economia brasileira em 2021. De acordo com os economistas consultados pelo BC, o Produto Interno Bruto (PIB) do país crescerá 5,26% neste ano.
Trata-se da 12ª semana consecutiva de alta do indicador. No último relatório, a estimativa era a de um avanço de 5,18% do PIB. Para 2022, houve uma ligeira redução na projeção do mercado — de 2,1% para 2,09%.
Leia mais: “Supermercados registram alta de 5,32% nas vendas até maio, informa Abras”
Em relação ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, a expectativa dos analistas do mercado subiu de 6,07% para 6,11% em 2021. Foi a 14ª alta seguida. O centro da meta é de 3,75% e, pelo sistema vigente no país, ela será considerada cumprida se ficar entre 2,25% e 5,25%.
Para o ano que vem, segundo o Boletim Focus, a inflação no Brasil deve ficar em 3,75% — ante 3,77% da projeção anterior.
Leia também: “IPCA: inflação desacelera e fica em 0,53% em junho”
Denise Campos de Toledo da Jovem Pan tem problemas mentaus com o ódio ao Paulo Guedes e o Campos Neto. Falou durante 2 minutos ininterruptos que a inflação iria aumentar, que a taxa Selic iria aumentar, wue o dólar estava com subida contratada, mas no finalzinho falou que o PIB teria um aumento “marginal”. Achei que rl tinha esquecido de falar do PIB. O ódio é maior que a razão.