A Embraer anunciou nesta sexta-feira, 18, que receberá injeção de US$ 30 milhões em sua subsidiária para aeronaves elétricas, a Eve. O reforço ao projeto vem de um acordo com a Acciona, da Espanha.
O investimento será efetuado depois que a Eve concluir uma fusão com a Zanite Acquisition Company, manifestou a Embraer, em comunicado.
“Nosso acordo com a Acciona reforça o compromisso da Eve em entregar um ecossistema de mobilidade aérea urbana sustentável, que inclui não apenas nosso eVTOL (veículo elétrico de decolagem e pouso vertical) de emissão zero, mas também a infraestrutura sustentável que apoiará esse novo meio de transporte”, afirma André Stein, co-CEO da Eve.
A empresa também acrescentou que o presidente-executivo da Acciona, José Manuel Entrecanales, se tornará um dos sete membros do conselho da Eve.
“A população do mundo está aumentando e se concentrando em cidades grandes. Manter as emissões de carbono dessas áreas urbanas sob controle é um dos maiores desafios do processo de descarbonização em que todos estamos engajados”, afirmou José Manuel Entrecanales.
“Modelos de transporte aéreo urbano como o proposto pela Eve podem ser muito úteis ao considerar diferentes soluções de mobilidade sustentável. Participar de um projeto tão inovador quanto esse nos permitirá continuar avançando nesse caminho”, acrescentou o presidente e CEO da Acciona.
Desta forma, a Acciona se junta a investidores anunciados anteriormente pela Eve, como as companhias aéreas Republic Airways e SkyWest, o Bradesco BBI, fornecedores de tecnologia Rolls-Royce e Thales e a empresa de produtos militares BAE Systems.