Em 12 de julho, encomendas abandonadas nos Correios vão ser leiloadas. São objetos que não puderam ser entregues aos destinatários. Na capital paulista, cerca de 100 mil itens parados nas agências serão distribuídos em dez lotes.
As ofertas da estatal incluem equipamentos eletrônicos e de informática, acessórios para veículos, peças de vestuário, utensílios domésticos, livros, brinquedos e objetos variados. Os Correios chamam-nos “refugos”.
Interessados nas encomendas abandonadas nos Correios têm de se cadastrar antecipadamente na plataforma Licitações-e, do Banco do Brasil. Segundo o edital, os lances poderão ser feitos de forma eletrônica no site.
Antes do certame, é possível visitar os lotes, atualmente armazenados na unidade de logística dos Correios em Cajamar (SP). As visitas podem ser feitas até a segunda-feira 11, com agendamento por telefone: (11) 4313-9452.
Encomendas abandonadas nos Correios se chamam “refugos”
Objetos postais são classificados como “refugo” quando passam por sucessivas tentativas de entrega aos destinatários e não são recuperados nas agências dos Correios. Os itens perdem a titularidade depois da prescrição do prazo de direito à reclamação, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor.
Leia também: “O Brasil ‘despiorou'”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 119 da Revista Oeste
É lamentável, mas os correios não entregam boa parte das encomendas!! O serviço de aviso é terceirizado a incompetentes que não colocam o aviso na casa do destinatário e se você desconhece que há previsão de entrega de algo para você, sua encomenda fica no “limbo” dos depósitos de uma Instituição que há muito tempo deixou de ser boa. Já aconteceu comigo duas vezes, com encomendas familiares.
Meu laptop não entregue deve estar neste meio